Arquitetando Arte

 

O lançamento do M.A.D.S. que aconteceu na casa de cultura recentemente, foi abrilhantado pela arte da caxiense Susan Can- tergiani Ribeiro Mendes. Casada e mãe de dois filhos, matemática por formação, acredita na arte como forma de expressão. Autodidata, desenvolveu uma pesquisa própria de tintas, métodos e estilos. Frequentou o Atelier Livre da Prefeitura nos anos noventa, na década seguinte foi aluna de Cho Dorneles, aprendendo técnicas de escultura em papel machê, gesso e cordas. Entre 2012 a 2015 frequentou o Atelier Lou Borguetti, onde descobriu sua identidade artística, neste período frequentou cursos de extensão em História da Arte, aprimorando seu conhecimento sobre os diferentes movimentos artísticos e artistas. O estilo dos artistas do sec. XIX e movimentos modernistas do sec. XX, são referências do seu trabalho.

 S.A.: Como você define seu estilo?

Susan Mendes - Meu estilo é mais contemporâneo, em minhas  últimas pesquisas, pude constatar que o mais aceito hoje em dia é que a obra de arte precisa transmitir algo mais às pessoas,  algo que as remeta a situações, sensações e questionamentos diferentes cada vez que é observada… a escolha passa a ser muito mais pessoal.

S.A.: Como funciona o teu processo criativo?

Susan – O tempo todo sou perseguida por um questionamento… uma indagação. O que é perfeito, o que é imperfeito? O que é aceito e o que, não é? 
Este questionamento chega ao meu trabalho de várias formas.  Retrato  figuras femininas e tento mostrar a “Mulher Real”com suas  imPERFEIÇÕES… Acredito que esta é a mulher possível, a mulher humana … A questão do feminino é muito presente, a mulher está cada vez mais buscando resgatar o seu espaço, mostrando-se e aceitando-se como é.  Acredito que quanto mais entendermos e aceitarmos nossas “imperfeições” mais “perfeitas” seremos… Afinal, quem determina o que é ou não perfeito?

Tento trazer  esta discussão em minha arte,  através da utilização de um material nada convencional,  o papelão corrugado. Inserindo colagens, incisões e pinturas em acrílico  busco representar a natureza a fragilidade e o feminino destas mulheres. 

S.A.: Porque você pinta mulheres nuas?

Susan - , Penso que a nudez é uma forma de liberdade e força… procuro mostrar mais o que é invisível, minha arte está nas entrelinhas… Quanto nos libertamos do que é padrão, do que nos é imposto, mais livres nos  sentimos. Penso que a nudez de alguma forma representa esta liberdade, é como se despidas das roupas, também sejam despidas de preconceitos, opressões e de todas estas sensações indesejadas que limitam seus movimentos.

S.A.: E quantos aos materiais e técnicas que você usa?


Quanto aos materiais, porque não trabalhar o papelão corrugado ao invés de uma tela convencional? Este papelão tem personalidade e uma textura maravilhosa. Consigo extrair efeitos de volume, passagem de tempo e texturas de pele… vou em busca da personalidade do papel... Porque esse material tão nobre é descartado como “lixo”?... tento  transformar o “lixo em luxo”, aplico técnicas de colagem, faço incisões, uso tintas acrílicas, enfim... acho muito importante buscar algo novo, algo inserido no contexto onde se vive, e sustentabilidade assim como o reaproveitamento de materiais está muito presente.

S.A.: Como funciona a relação entre arte e arquitetura?

Susan - A obra de arte é um elemento muito usado na arquitetura, e serve para complementar a criação da atmosfera desejada. Dentro deste contexto o arquiteto é um elo de ligação entre o cliente e o artista. Este,  precisa ter um entendimento muito próximo do que a pessoa espera, do que ela deseja, e,  baseado nesta interpretação é que  vai indicar um outro estilo ou artista. Percebe-se muito hoje em dia,  esta comunhão entre arte e o projeto de arquitetura, ou vice-versa. Porque este objeto aqui ou ali, porque não misturar isso com aquilo, porque não fazer com que aquele ambiente tenha mais movimento...

S.A.: De que forma se pode ter acesso ao teu trabalho?

Susan - Eu tenho uma produção bem intensa, no momento me preparo para outras possiveis exposições individuais, estou participando de várias outras coletivas. Através do meu site,  www.susanmendespinturas.com,  as pessoas podem acessar galerias com fotos de meus trabalhos e acompanhar os eventos programados,  também encontram os meus contatos, se assim o desejarem.

50| SALA DE ARQUITETOS

SALA DE ARQUITETOS |51

Susan Mendes  |  +55 51 98156 9758  |  susanrmendes@gmail.com  

  • Facebook
  • Instagram