Sobre meu trabalho

 

"Despir o outro de como quer ser visto, despir-se daquilo que o outro quer ver" - (Fernanda Young)

Meu processo criativo inicia com questionamentos: O que é perfeito, o que é imperfeito? O que é aceito e o que não é, por nós e pela sociedade? 


Retrato figuras femininas. Tento representar a “Mulher Real”, a mulher possível, despida de conceitos e estereótipos de beleza. Acredito que esta é a mulher humana.Há uma dicotomia entre o que se espera das mulheres, social e fisicamente, e o que elas realmente são. Então, quem são elas?

A questão do feminino também é muito presente: a mulher cada vez mais busca resgatar  seu espaço, mostrando-se e aceitando-se como é.  Acredito que quanto mais entendermos e aceitarmos nossas “imPERFEIÇÕES” mais “PERFEITAS” seremos… Afinal, quem determina o que é ou não perfeito?

Tento trazer essa discussão para a arte,  através da reutilização de um material nada convencional, o papelão corrugado. Esse – um tipo de papel resistente com miolo ondulado que um dia serviu para caixas de mercadorias – agora, ganha novo significado nesse universo criativo, tornando tal produção conceitual e efetivamente sustentável. Desenvolvo uma pesquisa própria com esse material.  Através de colagens, incisões e pinturas em acrílico, busco representar a natureza, a fragilidade e o feminino de dessas mulheres

Espero que meu trabalho instigue de alguma forma as pessoas, tirando-as de sua  “zona de conforto” e fazendo-as refletir, através de um olhar sobre o feminino, a sustentabilidade, o reaproveitamento e o descarte, não apenas de coisas e valores, mas também de pessoas. 

Susan Mendes

Susan Mendes  |  +55 51 98156 9758  |  susanrmendes@gmail.com  

  • Facebook
  • Instagram